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Acerto Financeiro

Adicionada nova opção para possibilitar o acerto financeiro dos clientes, agrupando suas dívidas e também permitindo quitar uma ou mais contas a receber usando uma ou mais contas a pagar, ou antecipação. Esta tela objetiva substituir a antiga, denominada Acerto de Contas.

Para listar os títulos e antecipações, informe os filtros desejados e clique em Pesquisar. É obrigatório informar uma ou mais pessoas.

Serão listados todos os títulos e antecipações pertencentes ao grupo econômico das pessoas informadas no filtro, e também das pessoas matrizes (quando existentes), mas somente das empresas que o usuário possui permissão de acesso. O botão existente na coluna "Origem da Pessoa" dos grids permitem consultar a qual grupo econômico ela pertence ou a qual pessoa matriz.

Renegociação de Juros, Multa e Descontos

É possível negociar os valores devidos referentes a juro, multa e desconto. Para isso, o usuário deverá ter permissão de acesso ao item "Cálculo de Multa/Juros/Descontos", dentro do menu Financeiro. Os dados podem ser ajustados de duas formas:
  • Botão "Calcular JMD": nesta opção, são trazidos, como padrão, os percentuais configurados nos parâmetros para a empresa atual. Estes valores podem ser modificados conforme a negociação efetuada. Títulos que possuírem taxas específicas informadas em seu cadastro, não terão os percentuais sobrepostos pelos que foram informados nesta tela. Ao executar o cálculo, todos os títulos exibidos na tela terão seu juro, multa e desconto alterados.

  • Grupo "Valores Cobrados": as colunas contidas neste grupo são passíveis de alteração, ou seja, podem ser modificadas conforme o acerto feito com o cliente, independente de ter sido feito o recálculo de juros, multa ou descontos.
Importante ressaltar que os valores recalculados ou informados de juros, multa e descontos informados nesta nela não têm efeito sobre os valores que já estão gravados nos títulos pré-calculados e que são usados nas outras opções do módulo financeiro. Ao fechar a tela ou efetuar nova pesquisa, os valores calculados ou digitados são descartados.

Associações Permitidas

Abaixo segue a lista de associações permitidas entre as contas a pagar, receber, antecipações e previsões.
  • Contas a Receber x Contas a Pagar: selecione uma ou mais contas a pagar e uma ou mais contas a receber para efetuar o acerto. Nesta opção é permitida a impressão de um comprovante de acerto de contas, além dos recibos

  • Contas a Receber/Pagar x Antecipação: selecione uma ou mais contas a pagar ou a receber e uma antecipação (apenas uma por vez). Esta operação não permite que seja feita integração com a tesouraria, pois a mesma já foi efetuada quando a antecipação foi paga/recebida

  • Previsões: é permitido selecionar apenas uma previsão por vez e sua quitação somente é permitida em valor

  • Contas a Receber/Pagar: selecione uma ou mais contas a receber ou a pagar (um tipo por vez) para quitar o valor dos títulos
Em qualquer caso, se necessário, efetue operações adicionais para quitar os títulos, como por exemplo se necessitar usar mais de uma antecipação.

Efetivação da Operação

Ao confirmar a seleção e valores, é aberta uma nova tela para que sejam informados os dados para a efetivação da operação.
A operação sempre será executada com o menor valor da seleção entre as contas a pagar/receber e antecipações, ou com o valor das contas a pagar ou receber (quando selecionado somente um tipo) ou com o valor da previsão, quando esta tiver sido marcada.

Esta tela executará os mesmos procedimentos que as operações equivalentes efetuadas pelo módulo financeiro, ou seja, quaisquer operações geradas nesta opção terão os mesmos resultados se tivessem sido feitas nas opções específicas do contas a pagar ou receber.

Cabe salientar que as operações executadas são atômicas, ou seja, ou todas são gravadas ou nenhuma. Caso ocorra algum problema, todas as modificações serão desfeitas, permitindo que os dados sejam corrigidos e uma nova confirmação seja efetuada.


Integração com a Tesouraria e Impressão de Recibos

Tanto a integração com a tesouraria quanto à impressão de recibos, obedecem ao que está configurado nos parâmetros da empresa atual (não da empresa do título). No caso da impressão de recibos, a forma de pagamento/recebimento, quando informada, é quem define se a mesma deve ou não ser efetuada.

A integração com a tesouraria será executada separadamente, quando for o caso, para as operações a receber e para as operações a pagar.
Já a impressão dos recibos ocorrerá após a gravação das operações no banco de dados. Caso ocorra algum problema com a impressão, bastará acessar a opção de Recibos e reimprimi-lo.


Observações

  • Regra de Desconto nos Recebimentos: usada para limitar o desconto nominal dos títulos e permite a liberação por usuários devidamente autorizados nos parâmetros de sistema;
  • Regra para Abatimento de Acréscimo nos Recebimentos: se ativa, impede que os valores de acréscimos sejam alterados e não há como liberar.