Manual Para Configuração de Cobrança do Banco do Brasil CNAB 240
Manual para configuração da conta interna do Banco do Brasil para emissão de boletos e geração de arquivos de remessa.
Procedimentos Administrativos
Os passos para homologar a cobrança do Banco do Brasil são os seguintes:1) Ligar para o número 0800-729-0500 ou Capitais e regiões metropolitanas 3003 0500 e registrar um pedido de “VALIDAÇÃO DE LAYOUT”. Para realizar este procedimento é imprescindível ter em mãos:
• Chave J
• Agência
• Conta Corrente
2) O resultado da solicitação de validação de layout será um numero de protocolo. De posse deste protocolo deverá ser encaminhado um e-mail com o numero do mesmo no campo assunto para o endereço cso.curitiba.convenio em bb.com.br ou cso.recife.convenio em bb.com.br contendo:
• Para convênios com Emissão do Boleto pelo Cedente: Arquivo de remessa com no mínimo dez títulos de valores, vencimentos e pessoas diferentes e os boletos em PDF correspondentes aos mesmos títulos contidos no arquivo de remessa.
• Para convênios com Emissão do Boleto pelo Banco: Enviar somente o arquivo de remessa com no mínimo dez títulos de valores, vencimentos e pessoas diferentes.
Procedimentos no Probus
Cadastramento da Conta Interna:
1. Em Financeiro / Tesouraria / Contas Internas cadastrar uma conta para o Banco do Brasil informando:
• Tipo de Conta: CC – Conta Corrente
• Banco: 1 – Banco do Brasil
• Número de Agência
• Conta Corrente com Dígito Verificador
• Titular (Nome no qual está registrada a conta corrente)
• CNPJ
2. Após cadastrada a conta interna o próximo passo é configurar os convênios de cobrança utilizados pela empresa. O sistema permite na mesma conta configurar mais de um convênio, por exemplo, um para boletos emitidos pela empresa e outro para boletos emitidos pelo banco.
Seguem as explicações conforme a figura abaixo:
1. Identificação do Convênio: Este campo serve para identificar o convênio caso possua mais de um para a mesma conta, o qual será utilizado na geração de arquivo de remessa. Caso possua apenas um convênio utilizamos a identificação como “Padrão”;
2. Arquivo Remessa A Gerar: Caminho onde será gravado o arquivo gerado na remessa bancária;
3. Número da Conta:
4. Modelo de Arquivo: Define a utilização de arquivos no layout CNAB 240 ou CNAB 400. No Banco do Brasil é possível escolher qual formato de arquivo para remessa e retorno;
5. Layout Pré Impresso: Este campo deverá ser utilizado somente para boletos pré-impressos. Modernamente com a utilização de impressoras laser e folha branca não deve ser informado este campo;
6. Número do Último Boleto: Para Convênios cujo número tem sete (7) dígitos ou mais (ou seja, maior que 1.000.000): O nosso número deveria começar do 0 (zero). Para Convênios com número possua seis (6) dígitos (ou seja, até 999.999): Preencher o nosso número com o número do convênio e completar com zeros à direita até atingir o tamanho de 11 dígitos no cadastro da conta interna. Exemplo: convênio 123456, nosso número DEVE ser 1234560000000
7. Local de Pagamento: Geralmente informada a seguinte expressão:” PAGÁVEL EM QUALQUER AGÊNCIA ATÉ O VENCIMENTO”;
8. Instruções: Utilizado para colocar mensagens fixas a serem impressas no boleto;
9. Código de Barras: É possível optar, quando a geração de boletos é realizada pelo Cedente, quais informações serão geradas na linha digitável e no código de barras, que são: Com Vencimento e Valor, Apenas Valor, Apenas Vencimento e Sem Vencimento e Valor. Por padrão é utilizada a opção “Com Vencimento e Valor”.
10. Carteira: Tipos de Carteiras Admitidas:
- Carteira 11: com registro onde o Banco numera, emite e expede os boletos;
- Carteira 17: com registro onde o cliente numera, emite e expede os boletos;
- Carteira 18: sem registro onde o cliente numera, emite e expede os boletos.
(1) Imprimir Multa / Juros: Conforme parâmetros de sistema são definidos os percentuais de multas e juros, os quais podem ser impressos automaticamente no boleto, quando marcada esta opção.
(2) Valores de Tarifa: São valores fixos que podem ser incluídos para cobrança no boleto. Também são configuráveis conforme necessidade.
(3) Imprimir Ficha de Caixa: Com esta opção marcada, na mesma folha são impressas três vias do boleto sendo, uma para a empresa, outra para o banco e uma terceira para o cliente.
3. Após configurada a conta para emissão de boletos o próximo passo é configurar o sistema para geração do arquivo de remessa, quando a cobrança é com registro. Abaixo seguem explicações para configuração de cada campo da tela.
1. Convênio Líder: Informação obtida junto ao gerente da conta.
2. Convênio de Cobrança: O número de convênio de cobrança é composto pelo convênio líder, a informação de cobrança pelo Cedente (0014) ou Sacada (0019), a carteira e a variação da cobrança.
3. Última remessa: Define o numero do ultimo arquivo enviado para o banco;
4. Carteira: Define a carteira de cobrança que será utilizada nos boletos e no arquivo de remessa. No caso do Banco do Brasil são utilizadas as carteiras Simples, Vinculada, Caucionada, Descontada e Direta Especial. Tal informação pode ser obtida com o gerente da conta.
5. Código de Movimento: Neste campo utilizar a opção 01 – Entrada de Títulos a qual é utilizada na geração do arquivo de remessa identificando para o banco o registro de títulos para cobrança.
6. Código da Moeda: Por padrão deste banco é informado 09 – Real.
7. Cadastramento: Define se a cobrança é com ou sem registro, sendo 1 – Com Cadastramento igual a registrada e 2 – Sem Registro como simples.
8. Tipo de Documento:
9. Emissão de Boleto: Define se o boleto será gerado pela Empresa ou pelo Banco.
10. Código de Juros: Define a forma como o valor de juros, em caso de pagamento com atraso, será enviado no arquivo de remessa.
11. Código de Desconto: Segue a mesma lógica do item anterior, porém para descontos para pagamento antecipado.
12. Distribuição: Esta opção deve ser configurada conforme a opção 9, ou seja, para boletos emitidos pela empresa a distribuição será pelo Cliente, caso contrario pelo Banco.
13. Espécie de Titulo: É utilizada para definir o tipo de titulo que está sendo registrado no banco. Geralmente para o Banco do Brasil é utilizada DM – Duplicata Mercantil.
14. Código de Protesto e Prazo para Protesto: Define se o titulo será protestado pelo banco e caso afirmativo quantos dias após o vencimento será executada a operação.
15. Código para Baixa: É utilizada para definir se os títulos não pagos pelo cliente serão baixados após um determinado prazo.