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Manual Para Configuração de Cobrança do Banco do Brasil CNAB 240

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Manual para configuração da conta interna do Banco do Brasil para emissão de boletos e geração de arquivos de remessa.


Procedimentos Administrativos

Os passos para homologar a cobrança do Banco do Brasil são os seguintes:
1) Ligar para o número 0800-729-0500 ou Capitais e regiões metropolitanas 3003 0500 e registrar um pedido de “VALIDAÇÃO DE LAYOUT”. Para realizar este procedimento é imprescindível ter em mãos:
• Chave J
• Agência
• Conta Corrente
2) O resultado da solicitação de validação de layout será um numero de protocolo. De posse deste protocolo deverá ser encaminhado um e-mail com o numero do mesmo no campo assunto para o endereço cso.curitiba.convenio em bb.com.br ou cso.recife.convenio em bb.com.br contendo:
• Para convênios com Emissão do Boleto pelo Cedente: Arquivo de remessa com no mínimo dez títulos de valores, vencimentos e pessoas diferentes e os boletos em PDF correspondentes aos mesmos títulos contidos no arquivo de remessa.
• Para convênios com Emissão do Boleto pelo Banco: Enviar somente o arquivo de remessa com no mínimo dez títulos de valores, vencimentos e pessoas diferentes.

Procedimentos no Probus


Cadastramento da Conta Interna:
1. Em Financeiro / Tesouraria / Contas Internas cadastrar uma conta para o Banco do Brasil informando:
• Tipo de Conta: CC – Conta Corrente
• Banco: 1 – Banco do Brasil
• Número de Agência
• Conta Corrente com Dígito Verificador
• Titular (Nome no qual está registrada a conta corrente)
• CNPJ

2. Após cadastrada a conta interna o próximo passo é configurar os convênios de cobrança utilizados pela empresa. O sistema permite na mesma conta configurar mais de um convênio, por exemplo, um para boletos emitidos pela empresa e outro para boletos emitidos pelo banco.
Seguem as explicações conforme a figura abaixo:

Tela da Aba Geral do Convênio de Cobrança
Tela da Aba Geral do Convênio de Cobrança


1. Identificação do Convênio: Este campo serve para identificar o convênio caso possua mais de um para a mesma conta, o qual será utilizado na geração de arquivo de remessa. Caso possua apenas um convênio utilizamos a identificação como “Padrão”;
2. Arquivo Remessa A Gerar: Caminho onde será gravado o arquivo gerado na remessa bancária;
3. Número da Conta:
4. Modelo de Arquivo: Define a utilização de arquivos no layout CNAB 240 ou CNAB 400. No Banco do Brasil é possível escolher qual formato de arquivo para remessa e retorno;
5. Layout Pré Impresso: Este campo deverá ser utilizado somente para boletos pré-impressos. Modernamente com a utilização de impressoras laser e folha branca não deve ser informado este campo;
6. Número do Último Boleto: Para Convênios cujo número tem sete (7) dígitos ou mais (ou seja, maior que 1.000.000): O nosso número deveria começar do 0 (zero). Para Convênios com número possua seis (6) dígitos (ou seja, até 999.999): Preencher o nosso número com o número do convênio e completar com zeros à direita até atingir o tamanho de 11 dígitos no cadastro da conta interna. Exemplo: convênio 123456, nosso número DEVE ser 1234560000000
7. Local de Pagamento: Geralmente informada a seguinte expressão:” PAGÁVEL EM QUALQUER AGÊNCIA ATÉ O VENCIMENTO”;
8. Instruções: Utilizado para colocar mensagens fixas a serem impressas no boleto;
9. Código de Barras: É possível optar, quando a geração de boletos é realizada pelo Cedente, quais informações serão geradas na linha digitável e no código de barras, que são: Com Vencimento e Valor, Apenas Valor, Apenas Vencimento e Sem Vencimento e Valor. Por padrão é utilizada a opção “Com Vencimento e Valor”.
10. Carteira: Tipos de Carteiras Admitidas:
  • Carteira 11: com registro onde o Banco numera, emite e expede os boletos;
  • Carteira 17: com registro onde o cliente numera, emite e expede os boletos;
  • Carteira 18: sem registro onde o cliente numera, emite e expede os boletos.
11. Instruções para Boletos:
(1) Imprimir Multa / Juros: Conforme parâmetros de sistema são definidos os percentuais de multas e juros, os quais podem ser impressos automaticamente no boleto, quando marcada esta opção.
(2) Valores de Tarifa: São valores fixos que podem ser incluídos para cobrança no boleto. Também são configuráveis conforme necessidade.
(3) Imprimir Ficha de Caixa: Com esta opção marcada, na mesma folha são impressas três vias do boleto sendo, uma para a empresa, outra para o banco e uma terceira para o cliente.


3. Após configurada a conta para emissão de boletos o próximo passo é configurar o sistema para geração do arquivo de remessa, quando a cobrança é com registro. Abaixo seguem explicações para configuração de cada campo da tela.

Tela da Aba Cobrança do Convênio de Cobrança
Tela da Aba Cobrança do Convênio de Cobrança


1. Convênio Líder: Informação obtida junto ao gerente da conta.
2. Convênio de Cobrança: O número de convênio de cobrança é composto pelo convênio líder, a informação de cobrança pelo Cedente (0014) ou Sacada (0019), a carteira e a variação da cobrança.

Configuração do Convênio de Cobrança
Configuração do Convênio de Cobrança


3. Última remessa: Define o numero do ultimo arquivo enviado para o banco;
4. Carteira: Define a carteira de cobrança que será utilizada nos boletos e no arquivo de remessa. No caso do Banco do Brasil são utilizadas as carteiras Simples, Vinculada, Caucionada, Descontada e Direta Especial. Tal informação pode ser obtida com o gerente da conta.
5. Código de Movimento: Neste campo utilizar a opção 01 – Entrada de Títulos a qual é utilizada na geração do arquivo de remessa identificando para o banco o registro de títulos para cobrança.
6. Código da Moeda: Por padrão deste banco é informado 09 – Real.
7. Cadastramento: Define se a cobrança é com ou sem registro, sendo 1 – Com Cadastramento igual a registrada e 2 – Sem Registro como simples.
8. Tipo de Documento:
9. Emissão de Boleto: Define se o boleto será gerado pela Empresa ou pelo Banco.
10. Código de Juros: Define a forma como o valor de juros, em caso de pagamento com atraso, será enviado no arquivo de remessa.
11. Código de Desconto: Segue a mesma lógica do item anterior, porém para descontos para pagamento antecipado.
12. Distribuição: Esta opção deve ser configurada conforme a opção 9, ou seja, para boletos emitidos pela empresa a distribuição será pelo Cliente, caso contrario pelo Banco.
13. Espécie de Titulo: É utilizada para definir o tipo de titulo que está sendo registrado no banco. Geralmente para o Banco do Brasil é utilizada DM – Duplicata Mercantil.
14. Código de Protesto e Prazo para Protesto: Define se o titulo será protestado pelo banco e caso afirmativo quantos dias após o vencimento será executada a operação.
15. Código para Baixa: É utilizada para definir se os títulos não pagos pelo cliente serão baixados após um determinado prazo.